quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os perigos da auto suficiência

Tiago 4.13-17

A auto-suficiência é uma tentação que atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres que declaradamente não crêem em Deus e são arrogantes diante da vida. Outras vezes, a auto-suficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o buscam de fato, nem seguem suas ordens.

1 - AUTO-SUFICIÊNCIA É PLANEJAR SEM DEUS (13)
Não há nada de errado em fazer planos. Jesus mesmo ensinou que o construtor prudente deve primeiro planejar para saber se será capaz de levar até o fim seu projeto. Você deve planejar tudo na sua vida para não ser tido como irresponsável e cair em descrédito por não conseguir cumprir com sua palavra.
Tiago não condena o planejamento em si. O que ele condena é o planejamento sem Deus. Não podemos decidir a nossa vida sem consultar a Deus, pois não fomos criados para sermos independentes. O homem só é feliz se estiver ligado a Deus, pois Deus é o nosso criador e Ele não só planejou o nosso ser, mas também a nossa história. (Sl 139.16).
Deus sabe qual é o melhor emprego para você e a melhor hora para você assumi-lo; Ele sabe qual a melhor pessoa para ser seu cônjuge; Deus sabe qual o melhor negócio a ser feito e como fazê-lo. Agir sem antes consultar o Senhor é insensatez, pois Ele nos ama e cuida de nós.

2 - AUTO-SUFICIÊNCIA É NÃO RECONHECER A FRAGILIDADE DA VIDA (14)
Precisamos aceitar o fato da fragilidade da vida porque não temos controle sobre o futuro e a nossa vida caminha rapidamente para o fim. Para a nossa mente limitada o amanhã é incerto. Qualquer coisa pode acontecer amanhã e nós não temos como evitar
A nossa vida é muito frágil, mas nas mãos de Deus podemos saber que tudo o que havia sido prescrito está se cumprindo para o nosso bem e na medida em que podemos suportar. Tiago compara a nossa vida à neblina que se forma de madrugada e logo no meio da manhã já evaporou.
Reconheça a fragilidade da sua vida e invista no seu futuro fazendo a vontade de Deus. “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6:19,20)

3 - AUTO-SUFICIÊNCIA É DEIXAR DE DEPENDER DE DEUS (15)
Muitos dizem que crêem em Deus, mas não demonstram isto em suas atitudes. Parece que crer em Deus se resumiu apenas a um acontecimento de suas vidas: a conversão. O resto da vida é vivido como qualquer outra pessoa do mundo. Mas este é o modo do auto-suficiente viver, não do salvo (Cl 2:6,7)
Quem depende de Deus reconhece isso na sua vida através das suas palavras e ações, consultando ao Senhor para tudo o que for fazer. Isto significa desenvolver uma atitude de louvor e gratidão a Deus, pois está consciente de que o Senhor está no controle. "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Deus estabeleceu alvos para a sua vida que só serão alcançados se estiver ligado a Ele, obedecendo a suas instruções. Se vivermos por conta própria, estaremos fadados a errar estes alvos e nos afastarmos da presença Deus.

CONCLUSÃO: Decida, a partir de agora, depender totalmente do Senhor planejando a sua vida com o Senhor através da oração e da Palavra e usufrua o melhor da vida que Deus preparou para você!
Semana de 15 a 21/12/2008 – Prs. Jário e Lúcia.
(Adaptado da IBMemorial/SP - Pr. Alexandre Tempel)

Nenhum comentário: